cover extra

GUIA PRÁTICO

SÃO NICOLAU

Capital de Cabo Verde

Cidade da Praia

 

Língua Oficial

Português, Crioulo

Fuso Horário

GMT-1

Prefixo Internacional de Telefone

+238

Corrente Elétrica

220 V

Clima e Temperaturas

Tropical Seco, com duas estações.

 

Estação seca

Novembro a Junho, temperada pelos ventos alíseos.

 

Estação das chuvas

Julho a Outubro.

 

Documentação Necessária

Passaporte.

 

Medicação

Não é exigida qualquer vacina à entrada.

Contactos Úteis

Polícia
Ribeira Brava – Tel.: +2382351132
Tarrafal – Tel. : +2382361132

Saúde
Centro de Saúde Tarrafal – Tel.: +2382361130
Hospital Ribeira Brava – Tel.: +2382351130

Bombeiros
Ribeira Brava – Tel.: +2382351194
Tarrafal – Tel. : +2382361162

Aeroporto
Ribeira Brava – Tel.: +2382351313

Serviços de Urgência
Bombeiros – 131
Polícia – 132

Moeda

Escudo caboverdiano (CVE). A cotação do Escudo Caboverdiano está atualmente indexada ao euro sendo que o valor de 1 EUR equivale a 110,265 CVE.  As notas em circulação têm as seguintes denominações: 200, 500, 1 000, 2 000 e 5 000 escudos. As moedas têm os valores de 1, 5, 10, 20, 50 e 100 escudos. Poderá ser efectuado levantamentos em caixas ATM existentes na Vila de Ribeira Brava e no Tarrafal.

Cartões 

VISA e Mastercard.

Visto

Pode ser obtido nos serviços consulares de Cabo Verde ou à chegada. Os cidadãos da União Europeia e Reino Unido estão isentos de vistos para estadias até 30 dias.
A isenção de visto para 36 países (União Europeia, Reino Unido, Andorra, Islândia, Liechtenstein, Mónaco, Noruega, São Marino, Suíça e Vaticano) entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2019, para quem visita Cabo Verde em turismo ou negócios. No entanto, existe a necessidade de pagar a Taxa de Segurança Aeroportuária (TSA), que os cidadãos estrangeiros que desembarquem em Cabo Verde ou estejam a viajar entre ilhas terão de pagar. Para tal é necessário ter passaporte válido e fazer um pré-registo, ou pagar diretamente quando entra no país.
Nos voos internacionais, a TSA tem um valor de 3.400 escudos cabo-verdianos (cerca de 31 euros) e será cobrada no acto de realização do pré-registo na plataforma online EASE. Deverá ser efectuado até 5 dias antes da data de início da viagem para Cabo Verde. Caso não faça anteriormente o pagamento pode ser feito no momento da entrada, podendo demorar um pouco mais.

Conselhos Práticos

Recomenda-se o uso de roupas leves e frescas durante a estação seca e um impermeável e um agasalho durante a época das chuvas. O uso de calçado apropriado para caminhadas em montanha é altamente recomendado. Devido ao tipo de terreno encontrado e por vezes com fortes inclinações, é aconselhável o uso de bastões. O consumo de água engarrafada é fortemente recomendado. Devido ao número reduzido de ponto de abastecimento durante os percursos pedestres deverá transportar sempre uma quantidade extra de água e uma reserva de alimentos.

Como chegar

Existem duas formas de chegar a São Nicolau. Existe ligação por mar através das ilhas de São Vicente, Sal, Boavista e Santiago sendo todas as ligações operadas pela CV Interilhas (www.cvinterilhas.cv) até ao Tarrafal. É no aeródromo de Preguiça, situado a 10 min da Vila de Ribeira Brava, para o qual ocorrem as ligações aéreas operadas pela Binter Cabo Verde (www.binter.cv)havendo ligação directas com as ilhas de Santiago e Sal.

Como se deslocar

Transportes: O serviço de táxi convencional não existe em São Nicolau. No entanto, o transporte público através de “Hiaces”, que transportam vários passageiros é a norma e está implementado em toda a ilha. São na verdade pequenos mini-autocarros que transportam de forma económica os passageiros por toda a ilha. Em cada povoação existem um local próprio, mas não assinalado, onde as viaturas param para recolher os passageiros. Deverá perguntar à população onde são esses locais. Por exemplo na Vila de Ribeira Brava situa-se no Terreiroe no Tarrafal, localiza-se perto do Cais. É possível alugar um carro (valor médio 50€ por dia) ou mesmo uma moto 4 nos vários operadores no Tarrafal ou na Vila de Ribeira Brava.

Tarifa transportes 2020

* valores na moeda local

SINALÉTICA

Saniclau Trails – Nha Caminhe divide-se em 3 tipos de percursos, cada um com uma sinalética distinta.

  Partilhar
pt_PTPT
en_GBEN pt_PTPT