22 Fev É tempo de descobrir Saniclau #7
Por altura do Carnaval, não se alimenta apenas a alma do folião, mas também o seu corpo com as melhores iguarias de São Nicolau. Tem sido assim desde 2011, no evento “Regresso às origens” organizado pela operadora turística Iolanda Soares.
Regresso às origens
Há 10 anos atrás, Iolanda Soares decidiu dar uma nova dimensão a um encontro familiar anual na propriedade dos seus pais na Fajã. Era habitual os seus 12 irmãos e respectivas famílias e amigos regressarem a São Nicolau para os festejos carnavalescos.
Participantes no evento “Regresso às origens”
Organizava este encontro ao ar livre para promover o convívio e para matarem saudades dos pratos típicos da ilha, no sábado que antecedia o Carnaval.
Iolanda Soares & Espaço onde decorre o evento | Créditos fotográficos: Neizinho Gomes Photography
As iguarias
Os sabores de antigamente são-nos presenteados ao almoço numa grande mesa comum forrada a folha de bananeira. Há o famoso Modje d´Capod, Sanfana, Cachupa, Botchada de porco, Ervilha, Xerém, Friginote, Cuscus, Torresmos, bolo escuro, doce de papaia com queijo da terra e muito mais.
A maioria destes pratos são confeccionados com produtos locais cozinhados na lenha, o que proporciona um sabor mais rústico e especial. Para beber, há uma grande variedade de sumos naturais, vinho, ponche de maracujá e claro, que não poderia faltar, o famoso Grogue Terra.
Convívio entre participantes | Créditos fotográficos: Neizinho Gomes Photography
O saber-fazer
Na propriedade são criadas várias “estações” dedicadas à transmissão de conhecimentos com mestres locais. É possível observar e participar na matança do porco e no processo artesanal de produção de farinha de mandioca, também conhecida por farinha de pau.
Moinho de pedra manual para milho & Torrefacção da Farinha de Mandioca | Créditos fotográficos: Neizinho Gomes Photography
Ao longo do dia, é possível também desfrutar dos ritmos populares de Cabo Verde com música tocada por artistas locais. Um evento que vale a pena por perpetuar as tradições gastronómicas da ilha e promover um ameno convívio entre os residentes e os turistas.
Tocatina | Créditos fotográficos: Neizinho Gomes Photography
Visione duas reportagens sobre este evento:
– Regresso às origens no programa Nha Terra Nha Cretcheu;
– Regresso às origens por Neizinho Gomes.
Para futuras reservas, por favor contactar Iolanda Soares: iolass@hotmail.com