SANICLAU TRAILS

“Dê mais tempo ao seu tempo” é o novo vídeo que nos arranca do sofá para os trilhos desafiantes de São Nicolau

 

A campanha “Saniclau – Dê mais tempo ao seu tempo” é lançada com uma mensagem de motivação para que “a nova normalidade” corresponda a um ritmo de vida mais equilibrado. O texto e as imagens presentes no vídeo permitem-nos vivenciar em pleno uma experiência de trekking na Ilha de São Nicolau, percorrendo os contrastantes trilhos, que nos levam a paisagens verdes e férteis como em Cachaço junto ao Monte Cintinha ou a zonas costeiras de beleza ímpar como Carberinho.

Este novo vídeo contou com a produção e realização de uma equipa versátil e experiente, que enfrentou um grande desafio: fazer-nos imergir profundamente na ilha de São Nicolau em apenas alguns minutos. Conheça a equipa:

   

Marco Lopes: Editor e Realizador
Pedro Moita: Câmara e Diretor de Fotografia
Soraia Deus: Copywriter e Voz-Off

 

1. Vocês estiveram activamente ligados à realização do primeiro vídeo de Saniclau Trails. Qual é a principal mensagem deste vídeo?

SD– A mensagem que pretendemos passar é a da promoção de uma ilha, onde o tempo passa a um outro ritmo, ao ritmo da natureza, da cultura, das longas caminhadas de montanha, dos mergulhos demorados no mar. Num mundo em que todos vivemos quase sempre em correria, destinos assim são uma tendência cada vez mais procurada e valorizada. Ter tempo, tempo de qualidade é, mais do que nunca uma necessidade, e São Nicolau tem isso para nos oferecer.

 

saniclau-trails-video

Créditos fotográficos: Marco Lopes

 

2.Como surgiu a inspiração para o vosso story board?

SD– Temos a vantagem de conhecer bem a ilha e isso ajudou a desenhar o storyboard e selecionar os locais e situações que melhor se adequavam a este conceito criativo. Foi difícil fazer caber tudo num curto vídeo! Também procurámos ir além das imagens mais óbvias e que são sobejamente conhecidas dos guias turísticos. Queríamos um vídeo com mensagens visuais que fossem, de alguma forma, disruptivas. No entanto, o storyboard desenhado serviu apenas de modelo orientador. Na verdade, durante a captação de imagem realizador e director de fotografia deixaram-se levar pelo espírito da ilha e muitos dos melhores planos do vídeo, nem sequer estavam no storyboard!

ML– Normalmente parto com uma ideia ou conceito preestabelecido, contudo o momento, a circunstância, o objeto ou figura a ser filmada determina o modo como capturamos a sua essência, logo o imediatismo e o espontâneo acabam por prevalecer. Na verdade a nossa maior preocupação era a de encontrar o quadro de referência estética (Moodboard) a ser utilizada para este vídeo, ao nível da composição da imagem, das cores, das texturas, emoções, referência de cenas, enquadramentos… Certificarmo-nos de que a estética e ritmo imaginados atendiam à mensagem que queríamos passar.

 

saniclau-trails-video

Créditos fotográficos: Marco Lopes

 

3.Houve desafios a ultrapassar durante a sua realização?

ML– A maior dificuldade era tentar mostrar neste vídeo o máximo de planos, com ritmo, com transições de lugares, de cores, de objetos, timelapses, hyperlapses… Por isso era para mim importante filmar desta maneira, quase sempre a pensar na edição e na pós-produção. Esse foi o maior desafio.

saniclau-trails-video       saniclau-trails-video

Créditos fotográficos: Pedro Moita e Marco Lopes

 

4.O vídeo deslumbra-nos com detalhes da ilha e paisagens de tirar o fôlego. Para vocês, qual foi um dos momentos mais memoráveis na sua realização?

PM– O trabalho de imagem para este filme tornou-se algo memorável, por si só. Por várias razões. A partilha de ideias estéticas e sempre a pensar na realização final tornou o trabalho de equipa muito apaixonante e com imensos objetivos a cumprir, durante a viagem a São Nicolau. Na captação de imagens para um vídeo como este, o meu olhar tende para mostrar a beleza mais pura que os elementos da natureza nos dão. As montanhas, junto ao Monte Cintinha que se cobrem lentamente de nuvens; o bater estridente das ondas nas rochas do Carberinho, elevando-se nas alturas; o alaranjado pôr-do-sol no mar do Tarrafal, com um pequeno barco de pesca que passa em primeiro plano. Ou mesmo, o pousar duma abelha numa flor. São imagens simples, sem nenhum adorno técnico, que mais facilmente transportam o espectador para a singularidade desta ilha.

ML– Os momentos mais memoráveis foram quando a magia aconteceu. Exemplo do plano da borboleta na folha da planta, que não estava no Storyboard mas encaixa perfeitamente no Moodboard do vídeo.
Outro momento, foi aquele da timelapse ao pôr-do-sol, feita depois de um dia bem cheio e que terminámos assim a contemplar o que a natureza nos dá.

 

saniclau-trails-video

 

5.É o vosso primeiro vídeo promocional enquanto equipa?

PM– Não. Já trabalhamos juntos há uma série de anos, em vídeos promocionais, publicitários e documentários.

SD– Não. Todos nós fazemos parte da equipa da Agência Caboverdiana de Imagens, a empresa responsável pela produção e realização deste video. Trata-se de uma empresa com 15 anos de experiência e trabalho permanente nas áreas da publicidade, comunicação corporativa, branded content e programas de televisão.

 

saniclau-trails-video

Créditos fotográficos: Pedro Moita e Marco Lopes

 

6.O que esperam ou desejam que seja a reacção das pessoas ao visionarem este vídeo?

ML– O vídeo promocional e turístico de uma determinada região tornou-se cada vez mais numa ferramenta indispensável de Marketing. Eu gostava que tivesse um efeito espelho e que as pessoas se entusiasmassem com aquilo que está ali, que vejam uma obra audiovisual.

SD– O principal objetivo é levar pessoas a querer conhecer São Nicolau e com isso conseguir promover o turismo na ilha. Também esperamos que os sanicolaenses se revejam no video e que ele seja um factor de orgulho e de autoestima pela sua ilha.

7.Gostariam de partilhar algumas palavras com os nossos seguidores?

SD– Visitem São Nicolau, envolvam-se nesta ilha tão rica em paisagens, cultura, gastronomia, biodiversidade. Vão sem relógio e com vontade de explorar cada pedaço deste território que tem uma energia muito especial. Tenho a certeza que serão recebidos de braços abertos!

ML– Ilha maravilhosa, São Nicolau uma ilha completa.

 

saniclau-trails-video

Créditos fotográficos: Marco Lopes

 

Subscreva o nosso canal do Youtube e veja o nosso novo vídeo:
clique aqui!

 

Acompanhe o trabalho da Agência Caboverdiana de Imagens:
Facebook | Youtube | Instagram

  Partilhar


pt_PTPT
en_GBEN pt_PTPT