Carberinho

Convidada #3: Joli Moniz

 

Joli Moniz considera-se uma empreendedora cultural, apaixonada por fotografia, arte, viagens e por Cabo Verde! A sua agência de Viagens “A Vontade Tours” proporciona programas personalizados em São Nicolau e em outras ilhas, que procuram dar a conhecer as raízes africanas aos visitantes provenientes da diáspora. 

 

1. Diria que a sua primeira viagem a Cabo Verde com a sua família aos 15 anos, foi uma “viagem transformativa”?

Completamente! Aquela primeira viagem a Cabo Verde aos 15 anos, surtiu muitas mudanças. Reforçou a minha ligação e o meu amor por Cabo Verde. E naquela época, o país não estava tão desenvolvido como está agora. Não havia muitas opções em termos de hotéis, restaurantes e actividades. Mas mesmo assim era INCRÍVEL – principalmente por causa da “morabeza” (calorosa hospitalidade) das pessoas. As duas semanas passaram rapidamente e eu não queria ir embora. Lembro-me de chorar no dia em que tivemos que voltar para os Estados Unidos da América. Após essa viagem, senti sempre uma sensação de “Sodade” e desejei que surgisse uma oportunidade para poder regressar.

 

2. Decidiu vir viver para Cabo Verde. Foi fácil criar o seu próprio negócio?

Sim e não. Fundar a empresa e começar foi bastante simples. No entanto, o seu crescimento foi lento e orgânico. Foram necessários anos de trabalho e de persistência para ganhar reputação e clientes para a empresa. Pouco a pouco, e principalmente através de recomendações, o negócio cresceu. Para além disso, também foram necessários vários anos de trabalho e de investimento interno para conhecer muito bem as nove ilhas habitadas e para avaliar e aperfeiçoar continuamente a equipa e as parcerias estabelecidas. Como em qualquer empresa, é um processo contínuo.

 

Carvoeiros

Carvoeiros| Créditos Fotográficos: Joli Moniz

 

3. É proprietária da agência de viagens “A Vontade Tours”. Como profissional de viagens, o que procura oferecer num pacote turístico aos seus clientes?

A grande maioria dos nossos clientes escolhem “A Vontade Tours” pelo atendimento personalizado. Os nossos pacotes são feitos à medida do cliente, estando de acordo com a sua personalidade, desejos e necessidades. A maioria acaba por preferir programas que combinam história, cultura, relaxamento e diversão. Dependendo dos seus interesses, gostamos de incluir algumas actividades atípicas, como o Street Food Tour, Street Art Tour ou Rooftop Dance Lesson. Se os clientes que visitam São Nicolau gostarem de cozinhar, então podemos organizar uma aula de culinária para fazer Modje. Também procuramos sempre incluir nos seus itinerários o maior número possível de hotéis, restaurantes, guias, anfitriões, instrutores, motoristas, entre outros profissionais cabo-verdianos, para apoiar a economia local.

 

4. O que motiva os seus clientes a reservar uma viagem para Cabo Verde?

Muitos dos meus clientes são cabo-verdianos da diáspora, e querem “reconstruir as suas raízes” e conhecer o país dos seus ancestrais, que tiveram de abandonar o arquipélago há uma ou até quatro gerações atrás. Outros clientes são atraídos pela crescente reputação do país, como um país que oferece a combinação perfeita entre a cultura africana, o sabor português e a vida descontraída na ilha. Aqueles que são entusiastas da história vêm testemunhar o lugar que desempenhou um papel importante no início do comércio transatlântico de escravos e conhecer o primeiro porto europeu nos trópicos. Outros vêm pela natureza e aventura.

 

5. Em breve, lançará uma nova vertente do seu negócio. Gostaria de partilhar connosco?

Ao longo destes anos, alguns clientes que viajaram para Cabo Verde através da “A Vontade Tours“ e que se apaixonaram pelo país, pediram a nossa ajuda em questões como assistência no processo de solicitação de dupla cidadania; levantamento de imóveis ou orientação sobre formas de retribuir de forma segura para o povo de Cabo Verde. Finalmente, formalizei estas ofertas de serviços através da “A Vontade Services”.

Tudo está alinhado com o meu objetivo de ligar o mundo a Cabo Verde e partilhar amor (e recursos) neste país que amo profundamente e que vejo um potencial infinito. Estou muito animada! Em breve, lançaremos o nosso website de serviços.

 

Carriçal – Antiga fábrica de conservas    Atum

Carriçal – Antiga fábrica de conservas | Atum

Créditos fotográficos: Joli Moniz

 

6.Retribuir, melhora a sua vida? Conte-nos o que tem feito nos últimos anos na Associação Cape Verde for Life.

Depois de morar na Praia durante alguns meses, co-fundei o projecto sem fins lucrativos Cape Verde for Life. Ajuda jovens famílias com baixos rendimentos a encontrar respostas para as suas necessidades básicas, para que possam se concentrarem na educação e na sua auto-suficiência futura. Além do apoio que prestamos a estes rapazes e às suas famílias, também actuamos como um elo de ligação entre doadores e escolas, bem como entre mecenas e organizações comunitárias que avaliamos se estão a fazer um excelente trabalho em Cabo Verde. E, embora Cape Verde for Life, se concentre mais em apoiar a auto-suficiência, a verdade é que nestes tempos de pandemia, temos atribuído cabazes de alimentos às famílias mais vulneráveis ​​em algumas das ilhas.

 

Conheça melhor “A Vontade Tours”.

Clique aqui.

 

Quer ajudar a Associação Cape Verde for Life?

Clique aqui.

 

  Partilhar


pt_PTPT
en_GBEN pt_PTPT