Ancião de São Nicolau

Falamos de António Joaquim Areal Alves, mais conhecido por Toy Alves. Filho de pai português e mãe cabo-verdiana, com raízes familiares que o integram na quinta geração de descendentes de judeus e cristãos.

Acredita-se que Toy Alves é, actualmente, o português mais antigo de São Nicolau e de Cabo Verde. Para além disso, é um ancião e Guardião de Património da Saniclau Trails.

Este título foi atribuído não só pelos seus muito respeitados 81 anos, mas acima de tudo por ser alguém que preserva, cuida e anima o Património Histórico, Natural e Cultural, enquanto activos de valorização do destino de caminhadas no quadro de desenvolvimento do Turismo de Natureza em benefício das populações locais.

Em comunidades onde os espaços museológicos são escassos como em São Nicolau, os momentos de conversa com anciões representam o único meio de conhecimento do passado. Eles são considerados “arquivos vivos”, que promovem a transmissão oral da história e cultura de um povo.

Em São Nicolau, cultivar o respeito pelos mais velhos é sinónimo de preservação da memória colectiva, e de sedimentação das suas tradições e crenças. Ambas são imprescindíveis para um povo poder promover a hospitalidade local e experiências diferenciadoras de turismo na ilha, sem perder a sua matriz identitária e cultural.

Fique a conhecer a história de vida de Toy Alves.

Clique aqui!

  Partilhar


pt_PTPT